Alice in Wien 11*

As vezes sinto falta de um pequeno morro, alguma elevação para observar a cidade. Viena é plana! Ótima para andar a pé ou de bicicleta. Sempre pensei que é muito ideal uma cidade plana. Não mudei de ideia, mas para quem cresceu em São Paulo, no sobe-desce da Vila Madalena, e depois morou em Lisboa, completamente sobe-desce as 7 colinas, estar em uma cidade plana a meses é um tanto estranho. Não que passei a desgostar, mas passei a pensar sobre isto.

Penso que isto interfere em nossa vontade de contemplação, ao menos acredito que sempre quando avistamos o horizonte nosso movimento natural é parar e a seguir contemplar. Esse fim de semana fui com amigos a um bar no último andar de um prédio de um hotel. Foi incrível: apesar do frio a vontade era ficar na esplanada e observar as luzes de Viena, entender sua geografia, suas ruas. Ver o tempo passar! A verdade é que as elevações também nos ajudam a nos localizar e estando localizados nos sentimos mais „em casa“.

Essas fotos que postei são do „Belveder“ que além de ser um ótimo museu com ótimo acervo de obras da Secession (de Klimt, „der Kuss“, Schiele entre outros) tem uma belíssima vista da cidade (claro! com este nome! Belvedere = Bela Vista). Este lugar também é importantíssimo do ponto de vista histórico. Dizem que foi construído para ser casa do filho do imperador. O belvedere é constituido de duas parte: inferior e superior. Sua construção em estilo barroco foi feita entre 1714 e 1723.

Mas o que não falta são lugares para exercitar a contemplação aqui: Schoenbrunn, roda gigante do Prater, e tanto e inúmeros parques em Viena e ao redor. Também programas imperdiveis!!!