Alice in Wien 2*

Após chegar em Viena,  comecei a pesquisar  escolas e cursos  intensivos de alemão.      Conheci a Deutsch  Akademie através de um  amigo. Confesso que  estava bastante nervosa  no primeiro dia de aula,  estava insegura se iria  compreender tudo, se a  turma seria homogénea.

Somos 10 alunos  na  minha turma.  Todos com  idade  entre 21 e 30 anos,  com excessão do  Henry, que tem 63  anos. São dois  iranianos, uma espanhola, um  americano, uma  slowaca, um sírio,  um albanês, um  sul-coreano e um jordâno. Achei ótimo ninguém falar português, até que descobri que a Nuria e o Behrooz moraram em Portugal e portanto falam um bocado de português…

Para maior compreensão do curso é bom falar inglês, mas isso não é uma regra, o Go (sul-coreano) não fala inglês e está assimilando bem o curso, melhor do que imaginei inicialmente!! As aulas começaram com um ritmo calmo, e conforme os dias passaram o ritmo e a complexidade foram aumentando. Começamos o aprendizado formando frases simples para nos apresentar: „wie heisst du“ „ich heisse Alice“ „ich komme aus brasilien„. Depois aprendemos um pouco de números e passamos a idades, anos, e de onde viemos, localização… Para o curso é necessário um livro, que é o guia das aulas e também onde ficam os exercícios de casa. Fora isso, um caderno e lápis e bastante atenção: alemão e curso intensivo necessita de dedicação!